Recrutamento e Seleção: a importância das ferramentas de avaliações para a identificação do candidato ideal

A contratação de profissionais qualificados que atendam as necessidades da empresa, tem sido um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos. Este desafio inicia-se em identificar a pessoa certa para o lugar certo.

A formação técnica não é fator determinante para que um candidato apresente o perfil mais adequado para desempenhar uma função: suas características comportamentais também devem ser avaliadas, buscando um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais. Desta forma, a seleção de pessoas também ocorre de maneira estratégica, percebendo o candidato além de seus conhecimentos técnicos e habilidades, identificando a possibilidade de assumir um novo cargo ou ser capacitado e gerar o desenvolvimento de novas competências.

Para facilitar este processo, as avaliações podem ser incluídas durante o processo de seleção, conforme as necessidades e características da vaga que está sendo trabalhada, possibilitando a identificação de aspectos comportamentais, emocionais e de raciocínio, proporcionando um mapeamento de perfil mais adequado ao cargo, a fim de minimizar o absenteísmo, turnover e reduzindo os custos na organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima